quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Minha Mãe

Eu quero ganhar, 
mas se pra eu ganhar, 
você tiver que perder, 
então perde o sentido.


Para muitos esses discursos soa nobre, bonito, mas tão difícil de praticar, quase utopia.
Mas se você pensar bem... vai encontrar várias pessoas que vivem isso,
e para estas pessoas, viver assim é rotina, é fácil fácil...
que eles nem notam o quanto fazem isso,
o quanto perdem voluntariamente, somente para o outro ganhar.

Minha mãe é assim, sempre foi, pra ela nunca foi difícil,
dirigir e ter atenção a cada passante na rua,
na esperança de dá carona a alguém,
nunca foi difícil reduzir a velocidade,
quase frear perto a uma poça d’agua, pra não molhar ninguém,
se atrasar um pouco na saída, e voltar toda arrumada pra atender o telefone,
ou pra esquentar uma comida pra um passante na rua,
dizer sim mesmo hiper-cansada a um pedido dos filhos ou dos netos
e ainda mostrar disposição, só para o outro não se sentir mal pelo pedido...

E ela me diz... “quando você for mãe vai entender”,
Deus queira que eu entenda, que aprenda e pratique um pouco desse sacrifício pelo outro,
mesmo que outro não se faça a mínima ideia de quem seja...
as vezes ela se esquece, quantas mães e pais são egoístas e negligentes com seus próprios filhos,
ah se eles entendessem, teríamos um mundo muito melhor.
Não, isto não é coisa de mãe e pai. Isto é a essência da vida, e que poucos captam.

Você pensar no outro, querer o bem do outro,
ah minha mãe está longe da perfeição,
quando a irritam, ela perde o prumo,
tem medo de barata, grita,
reclama quando a conta da bondade chega.
Sim! É uma conta cara!
Se cansa mais, se doa mais, se sacrifica mais...
ela reclama, mas sempre paga... e faz questão de fazer de novo e de novo.

Como ela consegue ser assim? Não sei... Pra ela é fácil...
Não tenho certeza, mas desconfio que seja o desprovimento de egoísmo, de não colocar o “eu” sempre em primeiro lugar, e pensar no nós, é o Ubuntu que vi esta semana.
É o querer chegar junto, comemorar junto, compartilhar.
Pra minha mãe o melhor resultado é sempre o empate,
ninguém sai perdendo, ninguém sai triste da partida.
E é isto que o mundo precisa, menos competição, mais cooperação.
Por menos partidas de Tênis, que um se alegra quando o outro erra,
E por mais Frescobol, onde o jogo acontece quando os dois estão acertando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário